domingo, 29 de março de 2009

Ouça: STF decide sobre Lei de Imprensa e diploma de jornalista

Vamos começar do começo.

Adivinha? Eu não tenho um gravador de voz digital. Já tive dois MP3 com gravador de voz. Mas isso é coisa do passado. E quem sabe do futuro (pretendo comprar um gravador digital em breve)...

Tentei recorrer ao bom e velho rádio cassete, com gravador de voz analógico. Aquele que já foi tão fiel à minha família durante todos esses anos. Mas não deu! O áudio, além de ficar com muito ruído, ficou com 3.495 MB (e o máximo era 2 MB).

Aprendi que, nessas horas, é preciso ter por perto aquele seu irmão mais novo e bem mais antenado nas novas tecnologias que você. Pois é! Eu não tenho nem MP3, mas o meu irmão tem um MP4!

Gravei e passei o arquivo para o meu computador. Não editei no Audacity. Preferi o Sound Forge (da Microsoft), que é um programa que já está instalado no meu PC e que já uso há um tempo. O arquivo ficou com 271 KB, o que nem de longe lembra os 3.495 MB da gravação analógica.

Passada a primeira parte (gravação e edição), veio a segunda (post). Bem, não encontrei o tal link "Fazer Upload de Arquivo". Pelo que percebi, o blogger só oferece as opções "adicionar imagem" e "adicionar vídeo". Mas olhando as dúvidas dos colegas no site do curso percebi que não estava só.

Não vi outra saída a não ser googlar. Descobri, então, que uma das alternativas era hospedar o arquivo em um site e indicar aqui o link. Foi o que fiz. Escolhi o site MegaUpload. Tive que me cadastrar. Daí, foi fácil fazer o upload do arquivo de áudio. Achei que ainda ficou um pouco ruidoso, mas este problema não consegui resolver.

O link é http://www.megaupload.com/?d=CFEU6MSF (é só baixar e ouvir a minha narração sobre a decisão do STF a respeito da Lei de Imprensa e da obrigatoriedade do diploma de jornalista).

Um comentário:

  1. Oi Aldenor,
    Teu audio chegou perfeito. A principal observação que faço sobre el é que ficou bem nítido que estavas lendo um script. Todo mundo faz isto,mas trata-se de um contrasenso, se pensarmos que narrativa oral é para ser feita usando a fala e não um texto escrito. Na comunicação oral via Web, em podcasts ou na radio digital, os jornalistias precisam se libertar da ditadura do texto. A escrita não é a unica forma de organizarmos nosso pensamento e contar histórias. Precisamos redescobrir a oralidade, que no tempo dos gregos era o principal canal de comunicação. A web nos oferece uma nova oportunidade e este curso procura incentivar os alunos a experimentar a narrativa de improviso. Faça uma experiencia, tente reproduzir o mesmo texto que você gravou, sem le-lo. Use a memoria e algumas anotações. Você verá que a tua entonação mudará, porque você deixará de tomar o texto como referência e passará a usar o teu pensamento como norma. Isto faz com que tua fala fique muito mais rica em entonações e modulação de voz.
    Experimenta. Um grand abraço
    Castilho

    ResponderExcluir