domingo, 29 de março de 2009

Uma imagem vale mais do que um exercício pode avaliar

Talvez eu não seja um aluno muito disciplinado, daqueles que seguem à risca as orientações do professor e faça o exercício exatamente como proposto.

Primeiro, não tenho uma máquina fotográfica digital para sair por aí tirando "várias" fotos. Mas tenho algumas em meu computador que tirei em momentos anteriores. E foi a partir desse repertório que selecionei as duas melhores fotografias. Então, posso justificar até que comecei este exercício bem antes de me inscrever no curso!

A segunda desobediência é que não editei as fotografias no InfanView. Pela maior familiaridade, preferi o programa já instalado em meu computador para a edicação de fotos (Picture Manager, da Microsoft).

Mas não cheguei a ser totalmente desobediente: tive o cuidado, por exemplo, de não fazer a edição sobre a foto original, mas em uma cópia.

Abaixo estão as duas fotos: a primeira (do motoqueiro sem capacete) foi redimensionada (de 2560X1920 pixels para 648X480) e a segunda (de pessoas no monte olhando o céu azul) foi cortada. Nesta última tentei valorizar o céu (cortei boa parte do monte da foto foriginal).

Curiosidade: as duas fotografias são internacionais. A primeira foi feita em Cobija, na Bolívia, fronteira com o Acre. E a segunda, na região montanhosa da Gran Sabana, na Venezuela, fronteira com Roraima.

Detalhe: ao contrário da legislação brasileira, em Cobija, a lei de trânsito proíbe o uso de capacete. Portanto, o motociclista da foto está corretíssimo! Para mais detalhes, acesse o blog Jornalesmas.


Motociclista em Cobija, Bolívia.


Gran Sabana, Venezuela.

2 comentários:

  1. Aldenor,
    Faltou apenas você publicar as fotos originais para a gente ver a tua perspectiva do corte. Você apontou corretamente quais os itens que você valorizou.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir
  2. Oi Adenor, também não usei fotos tiradas especialmente para o exercício. E o pior: nem sabia que era essa a recomendação!!! Parece que estou sempre atrasada e também lendo mal as orientações - rsrsrs. Mas gostei das suas fotos e das explicações, principalmente sobre capacetes. Abraços

    ResponderExcluir