domingo, 22 de março de 2009

Sistemas de busca a perder de vista

Considerando as cinco primeiras opções, o blog http://lixotipoespecial.blogspot.com/2005/11/cura-do-stress.html teve a maior aparição nos sistemas de buscas pesquisados (cinco dos oito): em quatro deles ele foi o primeiro: Google; Yahoo; Alta Vista e Radar Uol; e foi a terceira opção no buscador Ask.

A página www.vimeo.com/2386495 foi citada três vezes: para o buscador Ask, ela foi a primeira, para o Clusty, a segunda, e para o DogPile, a quarta.

O site www.saudevidaonline.com.br/stress.htm também teve três citações: no Google (segunda alternativa); no Radar Uol (segunda opção) e no MSN (quinto lugar)

O site www.cartunista.com.br/basfstress.html foi citado em terceiro lugar pelo Google e pelo Radar Uol e o www.editoras.com/record/053503.htm foi o quarto na lista do Google e do Radar Uol.

O blog http://lisebrenol.wordpress.com/2008/08/04/analise-sobre-buscas-cura-e-stress-na-web foi a segunda alternativa para o Yahoo e para o Alta Vista. O site www.healer.ch/po/o%20sistema%20do%20corpo%20espelho.htm aparece logo em seguida como o terceiro nos dois buscadores. A http://desciclo.pedia.ws foi a quarta na lista tanto do Yahoo quanto do Alta Vista. O site português http://www.ecila.pt foi citado pelo Yahoo e pelo Alta Vista na quinta posição.

A página http://vimeo.com/2386508 também foi citada duas vezes: foi a segunda no Ask e quinta no Clusty.

Os demais sites foram citados apenas por um único sistema de busca.

O que pode ser observado é que existem coincidências entre os sistemas de busca. O que sugere que eles usem bancos de dados com informações muito semelhantes. Os sistemas Yahoo e Alta Vista, por exemplo, apresentam uma relação idêntica dos cinco sites, exatamente na mesma ordem.

O mesmo acontece com Google e Radar Uol: eles repetiram os mesmos sites quatro vezes e em todas elas o respectivo site ocupa a mesma posição em ambas as listas, ou seja, um site que foi a primeira alternativa no Google também o foi no Radar Uol, e assim por diante, até o quarto item.

Já o Ask e o Clusky apresentaram duas opções iguais, mas que não chegam a coincidir na ordem de apresentação

DogPile e MSN parecem ter uma lógica diferente dos demais. Mesmo apresentando cada um deles uma opção igual a outros sistemas de busca, é possível supor que o que é relevante para os outros buscadores não o é para DogPile e MSN: enquanto um site aparece na primeira ou segunda opção para os demais sistemas de busca analisados, em DogPile e MSN, eles ficaram, respectivamente, na terceira e na quinta colocação.

Um comentário:

  1. Oi Aldenor,
    Teu post sobre os resultados da tua experiência pessoal com o RSS está excelente. Você captou o espirito da coisa. Você contou uma história que se tornou ainda mais atrativa porque era pessoal. Este caráter testemunhal nos textos de blogs é um dos grandes responsáveis pelo sucesso dos blogs.
    No texto sobre o resultado das buscas você usou o espaço duplo entre os parágrafos , o que criou uma percepção de maior leveza na página e ajuda muito a predispor o leitor positivamente. Nos demais posts você não usou o mesmo recurso.
    No caso de links inseridos no texto, você não precisa publicar o endereço completo. Basta inserir o link no titulo da página (destaque o titulo, clique na aba da correntinha e coloque a URL no espaço adequado e dê enter). Isto evita endereços muito longos que enfeiam o visual do post.
    Na tabela, ela ficou de leitura dificil. O recurso ao link para abrir a tabela é inevitavel porque ela é grande, mas devemos procurar sempre reduzir os obstáculos à navegação. Uma opção seria dividir a tabela em duas ou tres partes para torná-la mais legível. Mas isto é uma opção pessoal do blogueiro. Não é um erro.
    Aldenor, qualuqer dúvida sobre este comentário, por favor, me contacte sem o menor constrangimento.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir